E aí gente, o novo post demorou a sair, masssss, saiuuu! Uhulll
Então, vamos começar a entender sobre o Sistema Linfático, pois esse sistema é obrigação dos estudantes de Estética e Cosmética e também dos profissionais já formados saberem de cór e salteado, entender de trás pra frente, de olhos fechados e mais um pouco ainda, pois ele faz parte da nossa profissão em praticamente todos os nossos tratamentos, e pra ter tratamentos com qualidade, precisamos conhecer sem nenhuma dúvida o funcionamento do corpo humano e principalmente desse Sistema.
O Sistema Linfático ainda gera muitas dúvidas em muitos estudantes, mas com essa explicação simples e fácil, garanto que vocês conseguirão entender rapidinho rsrsrs.... E depois fiquem ligados no próximo post que vai ter uma complementação bem mais detalhada sobre este assunto.
Pra começar, a primeira coisa que é imprescindível saber é que o Sistema Linfático (meia circulação) caminha paralelamente ao Sistema Circulatório (circulação fechada) e que a origem dos líquidos que circulam dentro desses dois sistemas é a mesma.
Os líquidos do corpo são considerados veículos, cuja finalidade é o transporte de certas substâncias no nosso organismo.
Dentro do Sistema Circulatório, o líquido responsável por fazer o transporte de nutrientes e toxinas é o Plasma Sanguíneo e já no Sistema Linfático esse líquido passa a ser chamado de Linfa.
O Sistema Linfático tem origem no interstício, e sua responsabilidade principal é sugar todo excesso de líquido e proteínas que estão presentes no interstício.
Por isso, vamos considerar quatro líquidos:
1º PLASMA: Componente líquido do sangue.
2º LÍQUIDO INTERSTICIAL: É o líquido entre os capilares e as células.
3º HIALOPLASMA: Líquido dentro do Citoplasma da célula.
4º LINFA: Líquido circulante dentro dos vasos linfáticos e linfonodos.
► O PLASMA SANGUÍNEO transporta os nutrientes pelo Sistema Circulatório até as células do nosso corpo. Quando esse plasma, carregado de nutrientes atravessa a membrana dos capilares arteriais e entra no interstício, esse mesmo líquido passa a ser chamado de LÍQUIDO INTERSTICIAL.
► Os nutrientes que estão presentes no LÍQUIDO INTERSTICIAL são absorvidos pelas células para serem metabolizados e automaticamente um pouco desse líquido também é absorvido, sendo então chamado de HIALOPLASMA que é o líquido presente dentro do Citoplasma celular.
► Após a metabolização desses nutrientes, é gerado resíduos metabólicos que são as toxinas, e essas toxinas e parte do HIALOPLASMA são jogadas no espaço intersticial, e mudando de nome novamente para LÍQUIDO INTERSTICIAL.
► Os capilares venosos sugam essas toxinas e parte desse LÍQUIDO INTERSTICIAL para as veias para serem conduzidos ao coração, onde será chamado novamente de PLASMA SANGUÍNEO.
O que os capilares venosos não conseguirem retirar, os capilares linfáticos retiram, ou seja, os capilares linfáticos "sugam" o restante dessas toxinas e mais um pouco de LÍQUIDO INTERSTICIAL em excesso, conduzindo-os aos vasos linfáticos, onde esse líquido passará a ser chamado de LINFA.
► O Sistema Linfático termina na circulação sanguínea. Após a LINFA ser filtrada pelo sistema linfático e entrar no Sistema Circulatório, esse líquido muda de nome e passa a ser chamado de PLASMA novamente.
Desenho realizado por Larissa Franciele Pressotto |
Até aqui tudo bem! Mas como chega esse líquido no Sistema Circulatório?
Quando tomamos água, parte dela é absorvida pelo intestino grosso e cai na corrente sanguínea. Ela se transforma em Plasma Sanguíneo → Líquido Intersticial → Hialoplasma → Líquido Intersticial → Linfa → Plasma. Esse ciclo que se inciou quando ingerimos a água é constantemente reciclado em nosso organismo.
Acompanhe o blog e logo mais teremos um complemento bem detalhado sobre o Sistema Linfático.
Muito obrigada por vocês estarem acompanhando o blog.
Bjoooo
Nenhum comentário:
Postar um comentário