Desenho realizado por Larissa Pressotto |
Mais pra frente postarei uma explicação mais completa sobre sua formação e tratamentos.
Devido à ação do estrogênio (hormônio feminino), ocorre uma polimerização de macromoléculas e proteínas no líquido intersticial (líquido presente entre as células) deixando-o gelificado.
O líquido intersticial gelificado comprime a circulação sanguínea e linfática dificultando as trocas metabólicas, ou seja, diminui a nutrição celular e também dificulta a retirada de toxinas do meio extracelular. Com essa dificuldade de trocas metabólicas o adipócito (célula de gordura) reserva mais energia/gordura no seu interior e aumenta de tamanho, aumentando também a quantidade de adipócitos.
Com a matriz intersticial gelificada ocorre maior retenção de líquido, surgindo o edema e com isso as fibras de colágeno se tornam rígidas e "puxam" a pele para baixo formando os “furinhos” que conseguimos observar na superfície da pele.
Nossa, eu achando que era só por causa da gordura rsrsrs
ResponderExcluirMuito bom. Parabéns!
A celulite é um problema multifatorial, e se for bem tratada ela pode deixar de ser um incomodo para nós mulheres!
ExcluirQual o melhor tratamento pra isso?
ResponderExcluirPro profissional definir qual o melhor tratamento, primeiro ela tem que avaliar a cliente pra descobrir qual o grau dessa celulite. Após essa avaliação ela monta o protocolo de acordo com as necessidades e as contra indicações que a cliente apresenta. Se for uma celulite de grau I por exemplo, apenas a drenagem linfática já ajuda muito, mas se partir pra um grau II, além da drenagem é necessários outros tratamentos como um ultrassom, radiofrequência, entre outros. Mais pra frente vou postar sobre os tratamentos da celulite, aí fica a critério de cada profissional definir qual o melhor tratamento! ;)
ExcluirA alimentação interfere bastante também né? Vi que isso não foi citado na explicação.
ResponderExcluirA alimentação contribui muito para a formação da celulite. Alimentos que são desencadeadores para as disfunções citadas na explicação devem ser evitados ao máximo, como por exemplo alimentos ricos em sódio, pois eles vão aumentar a retenção de líquido, ou seja, contribui para o edema, pra má circulação do sangue fazendo com que os nutrientes cheguem com mais dificuldades nas células e o acúmulo de toxinas fiquem mais abundantes.
ExcluirO açúcar presente em muitos alimentos se transforma em glicogênio quando o ingerimos ficando a maior parte armazenada no fígado, e quando as reservas de glicogênio são ultrapassadas, esse excesso é transformado em gordura, aumentando ainda mais o adipócito.
No post sobre tratamentos de celulite, irei tratar desse assunto com mais detalhes!
Acompanhe o blog e logo mais teremos mais assuntos muito importantes para a área da Estética! :*